Quantidade de Espreitadelas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Apeteceu-me partilhar... Parte I

Entrevista com o Dr. Jorge Carvajal, médico cirurgião da Universidade de Andaluzia, Espanha, pioneiro da Medicina Bioenergética, por Prof. Dr. Maurício Paes Landim.

Qual adoece primeiro: o corpo ou a alma?
A alma não pode adoecer, porque é o que há de perfeito em ti, a alma evolui, aprende. Na realidade, boa parte das doenças são exatamente o contrário: são a resistência do corpo emocional e mental à alma. Quando a nossa personalidade resiste aos desígnios da alma, adoecemos.

Há emoções prejudiciais à saúde? Quais são as que mais nos prejudicam?
70% das doenças do ser humano vêm do campo da consciência emocional. As doenças muitas vezes procedem de emoções não processadas, não expressas, reprimidas. O medo, que é a ausência de amor, é a grande doença, o denominador comum de boa parte das doenças que temos hoje. Quando o temor se congela, afecta os rins, as glândulas suprarrenais, os ossos, a energia vital, e pode converter-se em pânico.
Então fazemos-nos de fortes e descuidamos a nossa saúde?
De heróis os cemitérios estão cheios. Tens que cuidar de ti. Tens teus limites, não vás além. Tens que reconhecer quais são os teus limites e superá-los, pois, se não os reconheceres, vais destruir teu corpo.

Como é que a raiva nos afeta?
A raiva é santa, é sagrada, é uma emoção positiva, porque te leva à auto-afirmação, à busca do teu território, a defender o que é teu, o que é justo. Porém, quando a raiva se torna irritabilidade, agressividade, ressentimento, ódio, ela volta-se contra ti e afeta o fígado, a digestão, o sistema imunológico.
Então a alegria, ao contrário, ajuda-nos a permanecer saudáveis?A alegria é a mais bela das emoções, porque é a emoção da inocência, do coração e é a mais curativa de todas, porque não é contrária a nenhuma outra. Um pouquinho de tristeza com alegria escreve poemas. A alegria com medo leva-nos a contextualizar o medo e a não lhe darmos tanta importância.

A alegria acalma os ânimos?
Sim, a alegria suaviza todas as outras emoções, porque nos permite processá-las a partir da inocência. A alegria põe as outras emoções em contacto com o coração e dá-lhes um sentido ascendente. Canaliza-as para que cheguem ao mundo da mente.

E a tristeza?
A tristeza é um sentimento que te pode levar à depressão quando te deixas envolver por ela e não a expressas, porém, ela também pode te ajudar. A tristeza te leva a contatares contigo mesmo e a restaurares o controle interno. Todas as emoções negativas têm seu próprio aspecto positivo.Tornamo-las negativas quando as reprimimos. Para que não sejam negativas, temos que tomar consciência delas, aceitá-las, entendê-las e transformá-las; se este processo não for feito, ficam reprimidas, ou seja cristalizadas, são verdadeiros quistos energéticos que minam a nossa saúde física, emocional e mental.

Convém aceitarmos essas emoções que consideramos negativas como parte de nós mesmos?
Como parte para transformá-las, ou seja, quando se aceitam, fluem, e já não se estancam e podem transmutar-se. Temos de as canalizar para que cheguem à cabeça a partir do coração. É dificil??? Não é tão difícil assim, é apenas uma questão de tomarmos a decisão de estarmos conscientes e tentar perceber tudo o que se passa dentro de nós, como se fossemos espectadores de nós próprios. Realmente as emoções básicas são o amor e o medo, que é ausência de amor, de modo que tudo que existe é amor, por excesso ou deficiência. Construtivo ou destrutivo. Porque também existe o amor que se aferra, o amor que superprotege, o amor tóxico, destrutivo. Não sei se chamaria a isto amor; a isto chamo apego derivado da insegurança e da paixão."

(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se nada na nossa vida acontece por acaso... diga lá...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.