Quantidade de Espreitadelas

domingo, 16 de setembro de 2012

A pedido de algumas familias....

À conta de deixar malta no Facebook de água na boca com as "travias culinárias" que faço, resolvi, então, partilhar a receita da "BERINZANHA DE LEGUMES"...
Digamos que a receita inicial que me foi facultada foi adulterada com outros ingredientes, tendo-lhe ainda acrescentado uma dose escandalosamente brutal de um outro, muito especial!!!
Então, para a BERINZANHA DE LEGUMES aqui vai a receita...
Ingredientes:
Azeite, 1 cebola, 5 dentes de alho, alho francês (preparado para sopa), 1 courgette, cogumelos frescos, tofu, 2 frascos de molho de tomate basilic, queijo ricotta, 2 iogurtes naturais, 2 ovos, farinha maizena, molho béchamel, beringela, coentros, sal, pimenta e noz moscada.
Para iniciar:
1. Deixar transparecer no azeite (1 ou 2 colheres sopa) 1 cebola e 5 dentes de alho, picados;
2. Juntar 1 pacote de alho francês, 1 embalagem de cogumelos frescos (cortar os bocaditos) e 1 courgette (também cortada aos bocaditos). Misturar no refogado e deixar absorver um pouco o azeite;
3.  Adicionar uma barra de tofu prefiamente cortada aos quadradinhos;
4. Quando estiver tudo misturado, adicionar molho de tomate (eu uso 2 frascos de "tomate basilic" da Fiorini de 420 g, à venda no InterMarché - marca branca que a malta não pode gastar muito dinheiro), sal, pimenta e noz moscada. Mexer o preparado de forma a ficar homogéneo. Tapar e deixar apurar um pouco... uns 5 minutos.
Nos entretantos corta-se as beringelas às rodelas fininhas e faz-se o molho:
2 iogurtes naturais, 1 colher sopa de farinha maizena, 2 ovos, uma embalagem de molho béchamel, sal, pimenta, noz moscada... tudo batido com a batedeira (ou à mão se quiserem exercitar os musculos dos braços!!!)... no fim, juntar uma mãos cheia de coentros bem picadinhos.
Voltado ao episódio anterior:
Está tudo apuradinho??? Então juntar um queijo ricotta aos bocaditos e uma mão cheia de coentros picadinhos ao preparado dos legumes, e mexer suavemente de forma a misturar tudo.
Num pirex que vá ao forno vai-se dispondo:
Uma camada de molho, uma camada de beringela cortada às rodelas fininhas, uma camada do preparado de legumes...molho, beringela, legumes.... até acabar, sendo que a ultima camada é da beringela e o molho por cima.
Vai ao forno, previamente aquecido, cerca de 10 minutos ou até ficar ligeiramente dourado...
E depois????
É deliciar-se...
Claro que em vez dos legumes pode usar-se carne... Claro que em vez da beringela pode usar-se as folhas de lazanha...
Como gosto de inventar... pareceu-me muito bem esta ideia, é leve e sai muito bem!
E o ingrediente especial???? AMOR ÀS CARRADAS!!!!
Não se inibam de colocar muito... qualquer "travia" sai sempre uma especialidade com qualidade de "estrela michellin"!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se nada na nossa vida acontece por acaso... diga lá...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.