Quantidade de Espreitadelas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

4 de Setembro de 1979

 
Praia dos Pescadores, Albufeira. Tarde de praia fantastica, num dia de muito, muito calor.
Uma pirralha reguila de oito anos estava a fazer um enorme buraco na areia com o primo, para o mesmo entrar la para dentro... A brincadeira foi interrompida pelo pai da pirralha reguila... um jeitoso com 34 anos...
 
- Tininha, temos de ir embora! Já lá temos um mano...
 
A garota olhou para o pai, não achou piada alguma à conversa, até porque levou nove meses a apostar que ia ser uma mana e agora vinha um mano????
"Mas isto é o quê???? tá tudo contra mim??? o mundo vai acabar????", pensou a garota reguila, não achando piadinha alguma ao assunto.
 
- Sim (continuou o pai), o mano já nasceu, temos de ir a Beja vê-lo!
- Ora, então vá você, que aquilo não me é nada - resposta imediata da Tininha, frustrada e irritada com os terriveis acontecimentos da sua vida!
Afinal, tinha pedido tanto a Deus e à Lua que lhe dessem mil manos e mil manas, mas preferencialmente manas, muitas manas, e agora vinha assim um moço?????? Estava mesmo mal....
 
Tenho de voltar atrás com a história: horas antes do pai chegar ao pé da miuda reguila, tinha recebido uns telefonemas dos colegas de trabalho:
- Eh Romão, parabéns!!!! Já cá tens o teu militar!!!!
E o Romão, que sempre lhe custou a cena da paternidade e teve de gramar com a gaiata mais traquina e reguila, finalmente ia ter um rapazinho na sua vida...
 
Também tenho de dizer que há 30 anos atrás, por incrivel que pareça, não havia telemóveis, ecografias, e gravidez era cena para mulheres, os homens não se envolviam... só para colocar lá a sementinha e depois "resolve lá o assunto, que é cena de gaja"!
 
Mas a dúvida instalou-se!
Ora, os colegas disseram que era um rapaz e a cunhada disse que era uma rapariga... mas voltaram a dizer que era um "militar" (raios me partam, se alguma vez percebi porquê esta cena!)...
 
A boa da Tininha lá foi arrastada, de muita má vontade, com o pai bué de giro (mas como ele é que mandava o melhor era não reclamar muito), caminho de Beja ver o "mano militar".
Na cabeça da miuda só pairava "bolas... se fôr um moço, como é que lhe vou chamar???? Bóbi deve ser engraçado... ou Sinupi! Andei eu a apostar dois anos que ia ter uma mana Rute Isabel e agora nasce um moço... caraças.... assim não vale!"
 
Chegados a Beja, imenso calor, para não variar, a custo entro na enfermaria e vejo o berço ao lado da minha mãe.
"Caramba, ainda por cima o raio do moço é cabeçudo!", pensou a miuda.
 
- Então, Tininha, não dizes nada???? Não queres dar um beijinho à mana? - disse a mãe da miuda...
 
Se a cabeça já estava a mil, naquele preciso momento deu-se a tragédia fatal, porque a partir daí nunca mais a menina foi a mesma, e a reacção não se fez por demorada:
 
- Mana???? Olhe, tire lá a fralda ao bébé, que eu quero ter a certeza do que é!
 
Gargalhada geral... Claro... Era uma menina!
O pai estava todo babado, mesmo não sendo o seu "militarzinho", e a menina reguila de 8 anos estava feliz, feliz, feliz, porque, afinal, Deus e a Lua tinham-lhe mandado uma mana!
 
Eu disse atrás que a partir daí nunca mais fui a mesma, porque Deus deu-me uma irmã linda, doce, minha amiga...
A minha Rute Isabel nasceu há 33 anos. Foi uma noiva linda há dois anos. Deu-me a melhor noticia há um ano... E eu agradeço todos os dias a Deus, pelos presentes que ELE me deu: UMA MANA LINDA E UM SOBRINHO LINDO!
 
Parece que o pai das duas garotas, está completamente extasiado, porque, finalmente, Deus lhe deu um "militarzinho" para a vida dele...
 
  
 

1 comentário:

  1. Lindo o teu texto amiga, até fiquei com a lagriminha no canto do olho ;) Beijos grandes

    ResponderEliminar

Se nada na nossa vida acontece por acaso... diga lá...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.