Quantidade de Espreitadelas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Assim caminhamos...


Ando a "remoer" há algum tempo um dos problemas que mais me aflige no meu trabalho... e para quem tenho de trabalhar TODOS OS DIAS! 

É assim:
- Em 2009 INVENTARAM a escolaridade obrigatória até ao 18 anos e/ou 12º Ano;
- As respostas formativas para os miúdos destas faixas etárias foram, em meu entendimento, tratadas como "MEDIDAS DE PRONTO A VESTIR", integradas na escola ou, simplesmente, deixaram de fazer parte de uma resposta...
- Há adolescentes a quem a escola nada lhes diz, confrontam adultos e pares diariamente, causam distúrbios nos espaços escolares, entram em absentismo e, consequentemente, em abandono... Por tudo! Pelos modelos que "copiam", pela desvalorização, pela auto-estima, pela falta de recursos...
- No inicio deste ano vi anunciar-se o fim do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) no modelo que vigorava, para "inventarem" algo parecido que mais se assemelha a um projecto que primeiro que avance, o tempo passa, os miúdos crescem, e o objectivo inicial... perdeu-se!
- Acabo de ouvir que o ensino secundário PÚBLICO vai ser alvo de propinas...

Terei ouvido bem???

Então, se a escolaridade é OBRIGATÓRIA até ao 12º Ano, não deverá a mesma ser GRATUITA...???? 

Não tenho bola de cristal, nem sou arraçada de bruxa, mas tenho a FORTE sensação de que a ausência de sensibilidade, a completa ignorância e incompetência dos governantes deste país, que adoram fazer experiências com o povo, vai fazer crescer o número de casos de abandono escolar nas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e, consequentemente, nos Tribunais... E cá estaremos para bater com a cabeça nas secretárias, ouvir as lamentações dos pais que "não tem dinheiro para pôr comida na mesa, quanto mais mandar os moços para a escola!!!", e não saber o que fazer...

Perante isto, só me apraz soluçar que as ditaduras vingaram pela ignorância das pessoas...

... E para lá caminhamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se nada na nossa vida acontece por acaso... diga lá...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.